Dudu Sperandio

Especialidade: Cozinha Mediterrânea com foco na Itália

“Aventura e gastronomia são duas vertentes que integram a carreira do chef Dudu Sperandio. Apaixonado pelo ciclismo, ele costuma percorrer quilômetros de bicicleta, atravessando países e acumulando histórias e ingredientes que o inspiram na criação de seus pratos.

Espírito audacioso e empreendedor marcam a trajetória do chef, que antes de escolher a carreira chegou a comandar uma loja de roupas. Também frequentou os cursos de Engenharia e Administração, antes de estudar Gastronomia no Centro Europeu, em Curitiba. Escolha feita, embarcou em um navio para cozinhar. A maré o levou para Londres, onde definitivamente começou a carreira profissional, sempre unindo a gastronomia com viagens e pedaladas.

Ele já passou, por exemplo, um ano nas Bermudas e também desbravou regiões da Europa e dos Estados Unidos para aprimorar as técnicas da culinária mediterrânea. Por duas vezes, cruzou a América – do Atlântico ao Pacífico – de bicicleta. Trabalhou, entre outros locais, em cozinhas comandadas pelo chef inglês Gordon Ramsay e também em tradicionais restaurantes da Itália, como o La Scaletta, onde ficou por um ano.

Em duas rodas, chegou a percorrer mais de 3 mil quilômetros atravessando o Paraguai e a Argentina até chegar ao Chile. Foi um ano antes dessa longa viagem de bicicleta, em 2011, que ele montou o Ernesto Ristorante, cujo nome é uma homenagem ao avô. Pratos do restaurante acumulam indicações ao Prêmio Bom Gourmet. Dudu também está à frente da pizzaria Funiculí, aberta em 2015 com um cardápio que inclui pizzas preparadas no forno à lenha, massas especiais e panini.

A rotina de chef – que envolve desde a busca de ingredientes frescos e fornecedores especializados, até o corte, preparo, manutenção e criação de novas receitas – sempre de olho na qualidade, faz parte do cotidiano de Dudu, que aposta em receitas autorais.”